quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011



A mulher do beija-flor



Todo dia escorrego por entre as folhas do jasmineiro. Venho escondido, correndo pela tarde quente, sumindo entre os telhados e muros. Só ela me vê, mas fica muda. Sinto que nem suspira, para poder me contemplar. A rua verdeja em jardins, mas só aquele onde os jasmins se enramam pertence a mim. É lá onde cumpro a pena diária que alimenta meu vício. Os olhos da mulher me aguardam. Há muita ânsia, como a dizer: “Olhem o beija-flor que visita meu jardim”. Não vê a criatura que o certo seria: “Vejam o jasmim que possuo! Só ele recende o beijo que traz o velho e cansado beija-flor azul!”

A mulher varre as folhas secas. Ela me encontrou vagando por entre as casas. Seu vestido balança ao vento e posso ver as pernas em pleno vigor. Bato as asas num subindo quase imóvel. Uma vizinha bota a cara na janela. Nem me vê. Ela espia a vida com cara de concreto. Em nada se assemelha à mulher que recolhe as folhas secas ao pé do jasmineiro. Dá pena o olhar da vizinha que não entende nada de plantas nem de gente. Nesse momento, sinto o vento a trazer o cheiro forte e maciço das flores. Embriago-me para esquecer das criaturas duras do mundo do Senhor. Solto-me no ar até pensar em me sufocar com tanto perfume.

A mulher do jardim suspira. Sinto que guarda-me no mais profundo esconderijo de seu ser. Ela lança a mão ao peito e depois cobre os olhos diante da luz, esbanjando ardor. Arrisco-me nos céus, enquanto meus rastros são tranquilamente apagados das minúsculas flores beijadas por mim. A mulher me quer. Eu a quero também. Nosso segredo fica contido no cacho perfumado já desmanchado pelo meu toque. Penso nas mãos finas da mulher. Tenho a ligeira impressão de sentir os dedos dela pousando sobre mim. É só loucura! Lá está: tão serena em seu olhar, tão longe do céu, quase sumindo diante de meus olhos. Quisera eu a ter aqui nesse azul!







*  *  *




39 comentários:

Arnoldo Pimentel disse...

Que poema encantador, dá para vislumbrar cada verso, muito lindo mesmo e posso lhe dizer que é bom demais ler algo assim, tão belo, tão puro e sensível pela manhã.Tem selos pra você no meu blog, pode pegar qualquer um ou todos se desejar,rsrs, amei sua visita, estava com saudades.Lindo fim de semana pra você e sua família, beijos.

ventosnaprimavera.blogspt.com

Malu disse...

A mulher do jardim suspira. Sinto que guarda-me no mais profundo esconderijo de seu ser.
Lindo isso! Adorável descrição.
Abraços e obrigada pela tua doce visita

Pedrasnuas disse...

UM BEIJA-FLOR CONVENCIDO...E MUITO VAIDOSO:)))

E TEM RAZÃO ...É LINDO!

BEIJO

AC Rangel disse...

O (im)provável e tão palpável romance entre uma dona-de-casa e um beija-flor contado por ele. Nada pode ser mais tocante, mais lindo!

poesofiafenix.blogspot.com disse...

É um belíssimo poema de versos encantadores assim como são encantadores os colibris e os jardins que sobrevoam em busca do necta renovador. Você é um ótima poetisa, sempre estou olhando teu blog e vendo belos escritos. olhe o meu blog, postei esses dias uma crônica intitulada: O Ato de Imaginar. Sem mais para o momento, despeço-me. Esoj.Otrebor

José Sousa disse...

Penso que é a primeira vez que venho até seu espaço. Encontrei um espaço lindissimo com boa escrita. Gostei e vou ser seu seguidor. Seja meu também em:

www.congulolundo.blogspot.com
www.minhalmaempoemas.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um eterno beijo e tudo de bom.

Renee disse...

Hello! Beautiful blog you have here. Thank you for visiting today and commenting. So sweet of you :D Visit me again for more recipes this week! Tenha um bom dia!

quanto pesa o vento? disse...

o prazer é todo meu.
foi bom ler-te.
abraço.

Fiaris disse...

¡vaya belleza!!!me encantó,abrazos.

Silvana Fabbri disse...

Nossa mulher, que poema mais lindo ... um beija flor convensido de que é lindo. Parabéns.
Beijokas abóboras

Sonia Schmorantz disse...

Lindo este texto, a riqueza nos detalhes faz com que a gente possa ver a cena!
beijos

PRECIOSA disse...

Agradeço o carinho
Preciso de muita oração
Meu marido continua na UTI
bjs
Preciosa Maria

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Essa é a escrita que encanta e contagia.

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

MAILSON FURTADO disse...

Muito bom o post!!!

Belo espaço!!!

Gostei pra caramba, voltarei mais vezes...

Convidaria vc a conhecer meu trabalho (poesia, teatro, poesia)

Ficaria Muito feliz!!

http://mailsonfurtado.com

manuel marques disse...

Vi retribuir a sua visita.

Beijo.

AFRICA EM POESIA disse...

AMIGA


Tento agradecer a visita e dizer que só assim são possíveis os 90.000

o selo foi feito com amor. A Amizade também.
Eu sei que é difícil ter amigos de verdade porque este tempo de querer caminhar de qualquer modo é muito complicado.
EU... NESSE ASPECTO TENHO AMIGOS DE VERDADE EMBORA POR VEZES TENHA SURPRESAS MAS ESSE É O Tal mundo cão...

agora para os meus amigos
Um beijo do tamanho do MUNDO...e vamos continuar a abraçar-nos.. e a dizer...Gosto de ti...

José María Souza Costa disse...

Vim agradecer por ter comentado em meu blogue. Podes ter certeza, quer ajudaste, a enobrecer aquele espeaço com a sua presença.
Parabens e tenha um final de semana feliz e agradavel

docerachel disse...

Felicidade é ter um beija-flor só pra si!

disse...

Araceli, obrigada pela visita! Adorei o teu blog! Beijos!

ⓣⓔⓡⓔⓢⓐ ⓒⓡⓘⓢⓣⓘⓝⓐ disse...

Oiee!!
Quem se apaixona de fato fica sempre convencido de q td é belo ao seu redor....mesmo sendo um beija flor, tbém criação Divina.
Bjss, e obg pela visita seja sempre bem vinda!

M@ria disse...

"Quem me Julga pelas Aparências
Corre o Risco de Nunca Ver
de Verdade o Meu Coração."

Pe. Fábio de Melo

Feliz Domingo e beijos meus!! M@ria


Obs:Te espero aqui Novo blog
http://mariabozoli.blogspot.com/

Pedra do Sertão disse...

Oi, gente querida,

Eita que este beija-flor que era convencido, está nas alturas! A visita de todos vocês só tem enriquecido este blog!

Abraço em todos!

Luca Leicam disse...

Como vai Araceli. Obrigado pelo prestigio dessa nordestina, que a meu ver é o símbolo de toda nossa nação com essa cultura pra cima que propaga a alteridade. Um beijo a todos os convivas e continuamos sempre na criação e na generosidade.
Até mais professora de vida.
Luciano Maciel...

Luca Leicam disse...

... a propósito, pedra do sertão está linkado no espaço de poesia e literatura. Até mais Araceli...

Sônia Brandão disse...

É lindo isso!

Hoje um beija-flor bailou na frente de meus olhos. Ia e voltava, fez isso várias vezes. Parecia saber da minha dor e minha tristeza. Foi um conforto.
(isso aconteceu pouco tempo depois de eu ter ido ao enterro de um parente muito querido).

bjs

Sonhos De Deus disse...

A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

Read more: http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com/2010/11/hospital-mae-de-deus-e-destaque-no.html#ixzz1E7RL70TT
Under Creative Commons License: Attribution

Vanessa Souza Moraes disse...

Bonito :)

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Olá, passei por aqui para dar uma lida no Blog e te agradecer pelo comentário, abraços

ψ Psimento ψ disse...

Adorei o poema!!

Nunca tinha visto um beija-flor até este ano no Brasil. Gostei muito pena não ter conseguido foto. :)

AFRICA EM POESIA disse...

Um beijo e Saudades


Amiga
Parabéns e ofereço-te poesia.
Quando queres estar comigo??
Tenho Exposição no Porto casa LusoAngolana se quiseres diz...que eu vou ter contigo
Um Beijo


POESIA


A poesia
É magia
Magia linda
Sem idade...
Sem rosto...
Sem cor...

E todos os dias...
O poeta pode olhar...
Pode ver à sua volta...
E fazer dum pequeno nada...
Um mundo diferente...

E fá-lo muitas vezes...
Com loucura...
Porque o poeta...
Põe no papel o melhor de si...
Escreve... sonha... e faz magia...

E pobre daquele...
Que não põe poesia
Naquilo que faz...
E que nem sequer...
Consegue sonhar!...


LILI LARANJO

C.Pinho disse...

A todas as mulheres de todos os beija-flores, neste dia (8 de março) tão especial de todas vocês deste esplêndido planeta da mãe mulher natureza!

lidia-la escriba disse...

HOLA AMIGA,QUIERO DECIRTE QUE AHORA ESTAS EN MI ESCRITORIO-ANTES NO PODÍA-Y LA NUEVA DIRECCION DE BLOG,ESTÁ COLGADA,EN EL BLOG,CON FEED,Y VARIAS MANERAS DE COMENTAR...
BELLISIMO ,MUY BELLO TRABAJO!
MIL BESOS
LIDIA-LA ESCRIBA

Anderson disse...

belíssimo texto.
Muito me encantou.
Um excelente começo de semana a você.

Omnia Vincit!

Amapola disse...

Boa tarde.

Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

Um abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Manuella Epaminondas disse...

Poema magnifico .
maravilhada com este beija flor!
que ele seja tudo...

http://manunatureza.blogspot.com/

Poetisa (Helena) disse...

Me deliciei com as palavras. Me deixei levar pela sensação azul. Descrição que não entedia, história que carrega no colo....
Seguirei seu espaço e o convido a conhecer o meu:

http://escrevoparaviver.blogspot.com

Malu disse...

Passando para deixar-te abraços

Anderson disse...

Nossa que conto tocante,leve perfumado, belíssimo e tão natural.
Tão envolvente que cheguei a viajar pelas linhas que meus olhos percorria a degusta-lo.
Parabéns por linhas escritas com tamanha simplicidade que nos faz sonhar.

Omnia Vincit!

Márcia Sanchez Luz disse...

Lindo conto, Araceli. As imagens criadas para o diálogo interno do beija-flor são de uma doçura ímpar!

Obrigada por sua visita ao O Imaginário.

Abraços

Márcia